Amy Santos • 7 de abril de 2020

Entrevistas de Emprego

DICAS SOBRE CURRÍCULOS

Modelos de currículo:
1. Seu Currículo, leia-o antes da entrevista!
Porque: Muitos candidatos terceirizam o trabalho de elaboração de seu currículo, até pagam caro por este serviço, porém, não leem e na hora da entrevista, sequer sabem de onde foi destacada aquela informação que chamou a atenção do recrutador.

2. Corrija possíveis erros de datas, incompatíveis com a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Porque: Aumentar um ano aqui e outro ali pra gerar uma falsa impressão de estabilidade não o ajudará a garantir sua vaga de emprego, até porque, isto pode ser interpretado como uma falha grave de sua parte, caso os dados não confiram no momento final de sua seleção.

3. Veja se há erros ortográficos, se os nomes das empresas estão corretos.
Porque: Este tipo de descuido pode gerar a falsa impressão de que você é relapso, descuidado e que poderá tratar assim os processos da empresa para a qual se candidatou.

4. O Objetivo no currículo: Este campo é o primeiro campo que o recrutador considera, portanto, seja objetivo!
Exemplo de erro 1: “A disposição”, como assim? Você faria qualquer coisa que te pedirem?
Exemplo de erro 2: Dar o melhor de mim, sendo pontual, proativo, atingindo metas e objetivos, ajudando a empresa a atingir os melhores resultados ☹ (sério?).
Correto: Analista Comercial/ Consultor de Vendas/ Analista Fiscal/ Gestor Administrativo/ Recepcionista/ Atendimento ao Cliente ou Engenheiro Civil 😊
Porque: Importa que o currículo esteja alinhado com a vaga que se pretende fechar; cumprir metas e atingir bons resultados é obrigação de todo funcionário, colaborador, que se vincule a uma organização mesmo que não seja com fins lucrativos!

5. Não aumente sua formação acadêmica ou nível de seu idioma, se estas informações forem relevantes para a vaga.  
Porque: Suas habilidades podem ser testadas e certificados exigidos no ato da contratação. Não muito raro, os candidatos informam ao final do processo que não possuem este ou aquele certificado porque teve seus estudos interrompidos, porém, fica evidente que não é possível retomar ou que sequer concluiu matérias de base, mas a informação vai para o currículo para “rechear o currículo, para o deixar mais atrativo, isto não é bom e pode sim gerar algumas falsas impressões a seu respeito como:
      • Não possui “ACABATIVA”;
      • Não está certo de seus objetivos, falta clareza;
      • Não calculou bem a sua torre;
      • Não leva muito a sério seus compromissos pessoais;
      • Nenhuma das opções acima se aplicam se você interrompeu temporariamente, e está dentro do prazo legal para reabilitar sua matrícula e retomar suas atividades escolares.

6. Assegure que seu endereço e telefones de recado estejam destacados em seu currículo.
Porque: Muito comum termos bons currículos, mas não conseguirmos contato com o candidato, porque este não atentou para a atualização de seus dados cadastrais, as pessoas que possivelmente poderiam entrar em contato, também tiveram seus números trocados e o e-mail da pessoa raramente é acessado, sim, isto é muito comum.

7. Currículos em Sites de Emprego
É comum me falarem que este ou aquele site não funcionam..., mas, se investigarmos a fundo descobriremos que estes cadastros estão esquecidos pelo candidato.
Porque:
     • A pessoa nem lembra onde (quais sites) está cadastrada;
     • Perdeu seu login e senha;
     • Seus dados estão desatualizados;
     • Se imprimir seu currículo no mesmo site, descobrirá que aqueles dados estão prescritos há muito tempo, você pode ser um outro         profissional e, portanto, é justo que não seja chamado por este meio;
     • Mantenha um registro de seus login e senha em cadastros de sites, isto facilitará suas atualizações e inclusive, monitoramento das vagas compatíveis;
     • Não cadastrou os filtros de busca de vagas corretamente;
     • Os anúncios de vaga que chegam em seu correio eletrônico, indicam tanto o tipo de monitoramento de vaga quanto o nível de seu currículo ali preenchidos;
     • Não havendo compatibilidade, cabe a você revisar estes dados;
     • Seis meses é tempo mais que suficiente para revisão de seus dados cadastrais e curriculares; faça o follow-up e não perca mais oportunidades;
     • O mesmo se aplica para cadastros diretos no “Trabalhe Conosco” das empresas contratantes.

8. Veja se o currículo encaminhado para a vaga em questão, relata as experiências e histórico condizentes com a oportunidade anunciada.
Porque 1: Geralmente lemos nas redes sociais, que a pessoa tem 99% de compatibilidade com a vaga, as competências, experiências e formação, porém, a pessoa não foi chamada para a vaga em questão; mas será que estas informações estavam corretamente destacadas em seu currículo? 
Porque 2: Aqui a regra é simples, no anúncio geralmente constam dados sobre ferramentas, aplicativos, ambientes, linguagens específicas da vaga; se você teve exatamente estas experiências em uma empresa concorrente, veja se isto está claro em seu currículo; 
É o currículo que abrirá ou não a porta para entrevista, não deixe estes dados relevantes para serem falados somente em entrevista, sua omissão pode barrar esta oportunidade.

9. Outra questão é confundir experiência técnica/ operacional com conhecimento acadêmico, o que não é a mesma coisa.
Porque: Por melhor que sejam suas notas e ampla a sua grade curricular, alguns processos exigirão de você conhecimentos e insights técnicos e operacionais, você precisará de uma vivência, dadas tentativas, erros e acertos daquela posição, então, quando a posição não for para iniciantes ou trainee, e de fato, for exigida aquele determinado tempo é porque o processo requer a maturidade e conhecimento para suportar a posição.
Caso: Um profissional que assessorei a algum tempo, ele deve ter gostado muito de sua experiência acadêmica, insistia em manter a grade curricular no currículo, pois, trabalhava como freelancer por 3 anos, porém, não conseguia emprego formal. Eu o ajudei a reeditar seu currículo depois de uma conversa franca com ele, vi que ele dominava aqueles conhecimentos; eu mesma o indiquei para uma vaga dias depois, e o que ele fez?
Na hora da entrevista optou por levar o currículo com grade curricular, e ao final, gerou muita dúvida no contratante que recuou de sua decisão em contratá-lo.

10. Incompatibilidade Curricular com a Vaga Proposta
Não apresente um currículo muito acima e nem tão abaixo que o desqualifique para a vaga proposta.
Porque: Quando muito acima, pode indicar possível insatisfação no curto e médio prazo, então, mesmo que seja uma opção para você abraçar menos responsabilidades por um tempo, isso não faz sentido para a empresa. A empresa está investindo na sua contratação.
Também não faz sentido chamar alguém para entrevista que não esteja alinhado aos pré-requisitos da vaga, novamente, leia. 

11. Currículo mais parece um caça ao tesouro.
Porque: Muitas informações jogadas, o entrevistador está perguntando sobre determinada experiência e o candidato relatando outra, isto porque, o candidato não organizou as informações, não traçou uma linha do tempo (falarei num próximo post), com seus principais feitos; então, a entrevista começa a ficar confusa. 

12. Não floreie, não invente, Emprego Temporário X Demissões na Experiência.
Porque: Empregos Temporários tem sua página própria na CTPS, e suas referências profissionais podem ser consultadas em qualquer tempo, algumas pessoas jamais são esquecidas por um motivo ou outro; então, não adianta falar que aquela experiência mal-sucedida foi um “trabalho temporário”, isso não cola, mas ninguém te falará isso.

13. Documentação listada no currículo, pode?
NÃO, porque: Documentação Pessoal, envolve segurança de seus dados e não é necessário na etapa do Recrutamento e Seleção: (CPF, RG, Título Eleitoral, nº CTPS/ Série).
SIM, quando e especificamente: Registro de Classe: CRM, CRF, CREA, COREN, CRC, CONFEF, Motoristas Profissionais (MOPP, Categoria, etc.), outras classes específicas de conselhos regional ou federal, isto porque trata-se de sua especialidade profissional.

14. O candidato tem um excelente currículo, foi convocado, mas não convence.
Porque: Currículos com excessos de informações, autoelogios, muitos cursos e históricos de ascensão profissional que não conferem em registros oficiais; muitos deles porque o editor do currículo acha relevante deixar o currículo atrativo, é um fiasco; isto porque quando o candidato começa a conversar, seus relatos não conferem com o texto de 2 ou 3 páginas e isso tudo foi uma perda de tempo.

Sim, parecem obvias, mas estas poucas dicas são resultantes de erros identificados nos muitos currículos avaliados nos processos seletivos, e que tenho observado, que são erros recorrentes, talvez possa te ajudar a eliminar alguns empecilhos para sua próxima entrevista, em breve.

Boa sorte para você e Sucesso!


Se você gostou deste conteúdo, copie este link para suas redes sociais e nos ajude a divulgar conteúdos relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. 
Você pode nos indicar sugestões de temas: contato@asercarreiras.com.br
Por Amy Santos 16 de janeiro de 2024
Como Estimular a Inteligência Coletiva e Positiva
Por Amy Santos 16 de janeiro de 2024
Reconhecendo os Limites Pessoais e seus Excessos
Por Amy Santos 16 de janeiro de 2024
"Solicitando ajuda para o atingimento de metas"