AMY SANTOS • 27 de agosto de 2019
Você conhece seu estilo de liderança?
E como liderado, qual estilo de liderança você prefere?
Existem vários estudos e linhas teóricas sobre liderança, neste post pretendo fazer uma breve explanação sobre estilos de liderança deixando de lado os traços comportamentais; e fazendo uma abordagem sobre atitudes e trabalho em equipe. Boa leitura!
Uns dizem que a liderança é inata, outros dizem que se trata de uma habilidade que pode ser desenvolvida, independente dos pontos de vista, um líder dificilmente passa desapercebido.
Mesmo que o indivíduo tenha traços de personalidade, ou um comportamento dominante e controlador, isso não garante que venha a ser um bom líder.
Gostar ou não do seu chefe, implica em permanecer ou não na organização, pessoas se demitem de seus chefes e não das empresas em que trabalham.
Às vezes o líder é muito instável, é inovador e tem excelentes ideias, más por não ter clareza de seus objetivos, não convence a equipe, transmite instabilidade e insegurança. Neste caso, vale mais a pena ter um líder autoritário, autocrático do que um líder de caráter fraco que pesa sobre seus liderados sua fragilidade ou incompetência.
Liderança tem mais a ver com a congruência entre intenção, palavras e atitudes expressas do que exercer controle sobre algo ou alguém.
A verdadeira liderança é forjada no caráter.
Bons líderes fazem questão de elogiar e reconhecer sua equipe, é admirado e considerado por esses. Ele tem seguidores porque exerce a verdadeira liderança, o mérito é da equipe e a responsabilidade é dele.
Um bom líder transmite confiança e segurança, é estável, equilibrado em suas decisões, age com integridade e isto fortalece a confiança do seu time;
Exerce influência sobre as pessoas, ele é respeitado e não temido; sabe motivar e engajar pessoas para o atingimento de metas. O desenvolvimento de sua equipe é um processo natural.
Exerce influência sobre as pessoas, ele é respeitado e não temido; sabe motivar e engajar pessoas para o atingimento de metas. O desenvolvimento de sua equipe é um processo natural.
A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida; toda pessoa tem capacidade para exercer uma boa liderança.
Um bom líder tem autoconhecimento, está ciente de suas forças e fraquezas; sabe do seu potencial e em que áreas precisa se desenvolver; de igual modo, sabe identificar e extrair as potencialidades de seu time e, portanto, consegue fazer uma gestão adequada a melhorar os resultados no trabalho em equipe.
A Teoria da Contingência aplicada na Liderança de Pessoas:
Uma pesquisa sobre a teoria da contingência examinará a teoria organizacional que sugere que toda situação é completamente diferente e a maneira ideal de organizar um determinado negócio varia de um site para outro.
Existem vários fatores em jogo, internos e externos, e somente através de uma análise cuidadosa desses fatores, entre tantos é que a melhor forma de organização pode ser identificada. Os fatores podem incluir recursos tecnológicos em qualquer situação, clientes, concorrentes, regulamentações governamentais, grupos de interesse e funcionários e sua organização trabalhista compatível.
Uma teoria organizacional pode funcionar com algumas dessas variáveis, mas é improvável que a mesma teoria organizacional funcione se essas variáveis mudarem.
A teoria da contingência também pode ser aplicada ao estilo de liderança de um indivíduo. Como cada funcionário é diferente, e porque as necessidades profissionais de quem um líder trabalha podem variar drasticamente, não há um estilo de liderança que motive todos os funcionários igualmente. Como tal, as variáveis em questão determinam o estilo de liderança específico que deve ser usado a qualquer momento ou com qualquer grupo de pessoas.
O estilo de liderança depende das variáveis que entram em jogo, permitindo um relacionamento mais efetivo entre o líder e os liderados. Olhando para a tabela abaixo, percebemos que independente dos tipos de personalidade ou preferências comportamentais, podemos exercer um destes estilos de liderança: Autocrático, Democrático ou Liberal, vejamos:
Liderança Autocrática
O estilo de liderança autocrática é interessante quando:
- As decisões rápidas são necessárias
- Não há necessidade de outra permissão
- Não se faz necessário formular acordos entre equipes
- É necessário um alto nível de controle gerencial
As limitações do estilo autocrático podem ser:
- Quando os funcionários não podem questionar as decisões
- Há poucas oportunidades de dar sugestões
- Quando a equipe se sente limitada ou sem acesso
- Há pouca abertura para o diálogo
Liderança Democrática ou Participativa
O estilo de liderança democrática ou participativa é interessante para:
- Formular acordos entre equipes
- Gerar maior motivação e comprometimento
- Quando tiver de lidar com membros de equipes habilidosos e experientes
- Promover engajamento e participação
- Quando o líder precisa tratar de assuntos demorados
- O líder assume riscos calculados
- Lida com espírito competitivo
- Exige mutua confiança
Liderança Liberal
O estilo de liderança se aplica melhor quando:
- A equipe é altamente capaz
- A equipe tem capacidade analítica e crítica
- Quando o acompanhamento de uma decisão não é necessário
- Quando existe total confiança nos membros de equipe
Considere as seguintes limitações ao estilo liberal:
- Não se aplica a funcionários com pouca experiência
- Quando a equipe está desmotivada ou em baixa produtividade
- Se há objetivos que precisam ser alcançados
- Situações pendentes, ocorrências a serem tratadas.
Agora, veja no gráfico abaixo, como funcionam as equipes nestes três modelos ou estilos de liderança situacional; a linha vertical está assinalando maior controle de liderança e a horizontal indicando maior autonomia de equipe:
Agora, considere observar os níveis de maturidade, engajamento e competência de sua equipe, isto pode te indicar uma possibilidade de flexibilizar nos controles e se abrir mais ao diálogo entre as pessoas de seu time. Aqui vale também, a reflexão sobre autoconhecimento e grau de maturidade de sua equipe; você sabe o estilo de liderança que mais tem exercido? E quando você é liderado, qual destes estilos te motivam mais a contribuir? Para transitar entre estes estilos de liderança, será necessário perceber quando e como agir da melhor maneira a obter maior participação e melhores resultados no trabalho em equipe. Liderar bem é colocar pessoas em ação e com propósito; quando você percebe uma liderança que destoa de seu nível de contribuição o primeiro sintoma que vem é a desmotivação, pense nisso.
“Liderança eficaz não é sobre fazer discursos ou ser amado; liderança é definida por resultados, não por atributos” Peter Drucker.
#Líder #liderança #Inteligênciaemocional #feedback #trabalhoemequipe #times #carreiras #autoconhecimento #gestão #liderança #sucesso #competitividade #desenvolvimentopessoal #desenvolvimentoprofissional #empregabilidade #competência #habilidade #atitude
Se você gostou deste conteúdo, copie este link para suas redes sociais e nos ajude a divulgar conteúdos relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Você pode nos indicar sugestões de temas: contato@asercarreiras.com.br