Amy Santos • 15 de abril de 2020

Um líder pode cometer erros?

Um líder pode cometer erros no exercício de sua função? Sim, é claro que pode!

Alguns erros podem impactar negativamente a avaliação de sua liderança, portanto, listei alguns para analisarmos e melhor entendermos o porquê podem ser graves.

Separei 8, inicialmente, vejamos: 

1. Não criam laços com as pessoas; 
    a. Estão alheias as necessidades pessoais ou profissionais, inclusive técnicas de sua equipe;
    b. Tenha pessoas ao teu lado, esteja disponível para sua equipe, aproxime-se e conheça as necessidades das suas pessoas;
    c. Nem sempre vocês terão as mesmas ideias, mas podem construir algo juntos, alinhar pontos de vista, melhorar os processos;
    d. As pessoas sempre tem algo para contribuir, quanto maior seu engajamento, maior capacidade de agregar valor e maior o senso de pertencimento.

2. Manter-se indisponível para a equipe
   a. Nada justifica um afastamento por parte do líder, em relação à sua equipe;
   b. O líder deve conhecer suas pessoas, suas potencialidades e até mesmo suas dificuldades e fraquezas; isto lhe facilitará calibrar suas demandas, tempo e formas de execução, quem e quando devem ser mobilizados;
   c. Inevitavelmente surgem demandas técnicas e até comportamentais, algumas com carência de treinamento outras de feedback, se o líder não conhece sua equipe, dificilmente farão uma troca saudável e pontual quando estas demandas surgirem;
   d. Muitas vezes o processo não está completo, é para isso que servem as equipes, ou seja, ouça seus liderados, considere suas objeções e contribuições, saiba atribuir valor para estas contribuições a fim de ter melhores resultados.

3. Não se preocupam com o desenvolvimento da equipe; 
   a. Uma triste realidade é que hoje está difícil contratar. Olhando para os números de desempregados parece um absurdo que se entenda desta forma, mas falta mão de obra qualificada; em todos os setores;
   b. Um líder que não tenha a capacidade de compreender os processos e treinar sua equipe, dividir seu conhecimento e monitorar resultados, está preso num ciclo de tarefas infindável e não compartilhadas. Isto também encobre uma outra deficiência na liderança: Ser insubstituível, ou não confiar tarefas;
   c. Compete ao líder treinar e capacitar conforme processo vigente, quando não o faz, designa quem o fará e monitora a eficácia; este trabalho não pode ser negligenciado.
   d. O líder, primeiramente se atualiza sobre os processos e demandas e repassa o conhecimento para seus liderados, ou participa do treinamento, tendo uma visão mais acurada sobre os impactos e adequações necessários.

4. Não dar feedback
   a. A ausência de feedback além de gerar insegurança, também gera insatisfação por parte dos liderados;
   b. Uma simples atitude, supre necessidades básicas de sua equipe; corrigindo e adequando processos, bem como, faz a manutenção daquilo que está bem e precisa ser continuado;
   c. Como entender se a equipe está nos trilhos ou não, se não houver o feedback?
   d. O feedback vertical (ascendente ou descendente), é uma prática que deve ser adotada, a fim de que não somente a equipe esteja alinhada aos processos, mas também, o líder identificar se se faz entender pela equipe.

5. Não saber administrar conflitos;   
   a. Líder que não gerencia os conflitos de sua equipe, pode ser visto como relapso, sem autoridade e até mesmo ter comprometido os seus resultados;
   b. Os conflitos sempre existirão, quer seja entre pessoas, equipes ou departamentos, e até mesmo, por falta de clareza sobre os objetivos da organização; compete ao líder municiar sua equipe para os devidos alinhamentos;
   c. Muitas vezes no intuito de ser bonzinho ou apaziguador, o líder pode incorrer no erro de ser indiferente ou colocar panos quentes em pequenos ruídos, que com o tempo ser tornam um grande problema, mas o que está em risco é a saúde de seu projeto e os resultados esperados do mesmo, o que precisa ser feito? Faça-o logo!
   d. Muitos ruídos = Baixa performance, desvio de foco! Isto geralmente está relacionado à falta de clareza dos objetivos e suas prioridades ou etapas a se cumprir; se o líder se omitir, os conflitos surgirão naturalmente;
   e. O nível de engajamento de um líder é intrínseco ao alinhamento de ideias, planos, metas, visão da companhia e isso será replicado para sua equipe naturalmente, se isso lhe for congruente.

6. Ser incongruente, inconsistente:
   a. Seu discurso e atitudes devem convergir para um mesmo ponto.
   b. Discursos inflamos, moralistas ou até uma rigidez a mais, despertam uma vigilância sobre a consistência deste líder; quando há falha, é sinal de fraqueza de caráter.
   c. Equipes irreverentes e desmotivadas, muitas vezes são apenas reflexo da inconsistência de seu líder.

7. Ser resistente a mudanças.
   a. Ser resistente a mudanças, é um grande erro; O Mercado está mudando rapidamente, o mundo muda, as pessoas mudam;
   b. Liderar é a capacidade de influenciar pessoas, fazer com que pessoas atinjam os resultados esperados;
   c. Reduzir influências negativas, estimular e participar de boas conexões, engajar e desenvolver pessoas é apenas o começo para uma boa liderança; 
   d. Aceite sugestões e avalie a necessidade de revisar alguns processos ou atitudes quando isto lhe for sugerido; além de ser razoável, mesmo que isto não se aplique no momento, lhe renderá perceber pontos de vista diferentes do seu. Saiba informar o “porquê não!”.

8. O modelo acadêmico ou consultivo, na prática exige muito mais que um bom teórico
   a. Mais comum entre pessoas com boa formação, que já gerenciaram processos, porém, o mesmo não se aplica a pessoas;
   b. O nível de resiliência, acompanhamento, treinamento e dedicação exigido na relação interpessoal, podem gerar estresse e desgaste que mais evidenciarão sua fragilidade do que sua competência;
   c. A formação de um bom líder, estão além de uma boa leitura e avaliações de perfis, no corpo a corpo a coisa é diferente; a reação do seu liderado, não está prevista nos formulários acadêmicos;
   d. O sucesso no exercício da liderança envolve outros conhecimentos e competências, como: respeito, influência, confiança, conexão, senso de prioridade, domínio sobre processos e capacitação de pessoas, entre outros que são construídos ao longo de uma jornada profissional.

Finalmente, ser líder é ser capaz de influenciar pessoas para serem melhores no que fazem, alcançarem bons resultados e manterem-se motivadas; quando erros como estes são percebidos, não só a equipe perde, o próprio líder deixa de ter seguidores e sua performance na organização é questionável. 
É preciso ter a mente aberta e ser resiliente a ponto de receber este tipo de feedback e reorganizar sua mentalidade e atitudes por consequência. Mudar é preciso! 


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